Páginas

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Oscilações


31/05/13

Em uma tarde tediosa, envolta em algum ritmo de estudo, eu consigo perceber o quão oscilatório pode ser meu humor. E por que não meu caráter? Porque momentos insensatos podem trazer à tona ações deploráveis, mesmo que uma pessoa se comporte como Gandhi nos momentos de sensatez.

Isso de fato não é uma bipolaridade, nem o transtorno e tampouco uma expressão pra descrever uma mentalidade variável, mesmo porque não consigo visualizar o psicológico humano como sendo uma única coisa de dois polos, mas sim uma aberração figura  complexa multidimensional, multifacetada, polifásica e multipolar.

Talvez as oscilações de humor se devam a uma margem de irritabilidade fácil. Ou então a processos mentais mais complexos que deixem a personalidade mais volúvel. Ou ainda ao balançar que o barco da alma sofre no mar da vida. Mas no fundo isso não importa desde que as pessoas consigam conviver com você e ainda mais importante, que você conviva bem consigo mesmo.

E eu continuo me perguntando por que a consciência humana e racionalidade humana não podem ser consideradas uma aberração? Quero dizer, tendo a vista todos os outros seres vivos, talvez sejamos uma aberração natural.

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário...